Licenciatura
:
Comunicação e Relações Públicas
O ciclo de estudos conducente ao grau de licenciado(a) em Comunicação e Relações Públicas
tem 180
unidades de créditos (ECTS) e uma duração curricular de 3 anos (6 semestres)
.
Escola:
Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto
Código do Curso:
9652
Publicação em Diário da República
Habilitações:
Provas de Acesso:
Uma das seguintes provas: 06 Filosofia 11 História 18 Português
Classificações mínimas:
Nota de candidatura: 95 Provas de ingresso: 95
Fórmula de Cálculo:
Média do secundário: 65% Provas de ingresso: 35% Pré‐requisito: n/a
Preferências:
Área de influência: Aveiro, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Porto, Santarém, Vila Real, Viseu, R. A. Açores e R. A. Madeira Percentagem de vagas: 30.0%
Nota de Candidatura do último colocado:
Ano letivo 2021/2022: 1ª Fase (112,3) 2ª Fase (124,6)
Outras Informações:
Cursos com acesso preferencial: Percentagem de vagas: 20.0%
579 ‐ Comunicação Social (T) (Portaria n.º 38/2005) 602 ‐ Cursos Técnico‐Profissionais (Todos os Cursos) 604 ‐ Cursos da Via Profissionalizante do 12º Ano (Todos) 606 ‐ Cursos da Via Profissionalizante dos 10º/12º Anos (Todos) 675 ‐ Comunicação, Informação e Multimédia (Portaria n.º 817/2009) 985 ‐ Recorrente ‐ Comunicação Audiovisual (DL 74/2004) 986 ‐ Recorrente ‐ Design de Comunicação (DL 74/2004) A77 ‐ Comunicação Social (T) (Portaria n.º 814/2009) G23 ‐ Línguas e Relações Empresariais (VT) (Portaria n.º 260/2013) G62 ‐ Comunicação Social (Portaria n.º 263/2013) G71 ‐ Escola Secundária Soares dos Reis ‐ Cursos do Decreto‐Lei n.º 286/89 G78 ‐ Externato de N.ª Sr.ª do Perpétuo Socorro ‐ Cursos do Decreto‐Lei n.º 286/89 G80 ‐ Cursos profissionais das escolas profissionais anteriores ao DL n.º 74/2004 P28 ‐ Técnico de Comunicação ‐ Marketing, Relações Públicas e Publ P82 Secretariado 070 ‐ Comunicação Audiovisual (DL 74/2004) C70 ‐ Comunicação Audiovisual P14 ‐ Técnico de Multimédia G11 ‐ Marketing e Estratégia Empresarial (VC) (Portaria n.º 260/2013) G30 ‐ Comunicação Multimédia (Portaria n.º 262/2013) 841 ‐ Agrupamento 4 / Comunicação
Objetivos:
O curso de Comunicação e Relações Públicas pretende formar profissionais que reúnam competências transversais ao nível da comunicação social e organizacional.
O profissional/comunicador de relações públicas deve ter um conhecimento operativo geral de todas as técnicas de comunicação social e organizacional, e específico nas relações públicas. Deve ser capaz de um uso eficiente e crítico das novas tecnologias da comunicação e da informação, sem descurar a capacidade de interagir direta e proximamente com o outro, e dotado de flexibilidade e capacidade de adaptação a novos contextos e paradigmas sociais, culturais, económicos e, obviamente, comunicacionais.
Perfil de Entrada:
Alunos das áreas das Humanidades e Gestão.
Capacidade de comunicação oral e escrita.
Domínio do português, ao nível falado e escrito, revelando boas capacidades de comunicação em grupo.
Gosto por interagir com diferentes públicos e boa capacidade de relacionamento.
Inglês, Francês e Castelhano escrito e falado.
Capacidade para a utilização de tecnologias da Informação e Comunicação. Habilidade para o uso de ferramentas informáticas.
Capacidade de estruturação, organização, análise e trabalho em equipa.
Dinâmismo e curiosidade por novos métodos e tecnologias, disponibilidade para o contacto com diferentes realidades espaciais e socioeconómicas.
Metodologias:
Nas unidades curriculares deste ciclo de estudos transparece a preocupação em adotar métodos didáticos consentâneos com os preceitos de Bolonha, procurando alcançar os objetivos propostos, quer de cada UC, quer os objetivos gerais do curso. Os princípios orientadores definidos para o plano de estudos, os conteúdos programáticos e as metodologias de ensino e aprendizagem são: a relação adequada entre teoria, técnica e prática; a implicação ativa dos alunos na aprendizagem; uma postura crítica relativamente à realidade, mormente a comunicacional; ligação efetiva, gradual e diversificada ao mundo laboral; flexibilidade científica e técnica; promoção da criatividade e articulação das componentes humana e técnico-científica.
Perfil de Saída: O plano de estudos assegura a aquisição e desenvolvimento das seguintes competências gerais: capacidade de trabalhar em equipa e de liderança; capacidade de negociação/argumentação; capacidade de planeamento, coordenação e organização; capacidade de adaptação às novas tecnologias; capacidade de desenvolver raciocínio lógico e analítico; capacidade criativa e de inovação; capacidade de síntese; capacidade de adaptação a novas situações organizacionais; capacidade de comunicação oral e escrita, incluindo língua estrangeira; capacidade de tomar decisões, gerir e resolver problemas; capacidade de tomar iniciativas e assumir responsabilidades; capacidade de compreensão da comunicação em contextos diferenciados; capacidade de equacionar soluções e pensar estrategicamente.
Saídas Profissionais:
O curso procura responder às necessidades atuais e futuras da região de influência do Instituto Politécnico da Guarda, cujo tecido institucional e empresarial carece de profissionais de comunicação e relações públicas capazes de conceber e desenvolver internamente estratégias e suportes.
Os diplomados poderão enquadrar-se profissionalmente como técnicos de comunicação e/ou relações públicas em: empresas de comunicação social; empresas em geral;organismos da administração central, regional e local; outras instituições.
Empregabilidade:
Informação sobre a taxa de empregabilidade do curso disponível aqui.
Direção do curso:
Handerson Webber Aguiar Engrácio (Telf: 271220135; Ext:5204; email: hengracio@ipg.pt)
|