ENSINO » 2º CICLO - MESTRADOS

Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Mestrado : Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
O ciclo de estudos conducente ao grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico  tem  120  unidades de créditos (ECTS) e uma duração curricular de 2 anos (4 semestres) .

Código do Curso: 6915
Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto

 Publicação em Diário da República
 

Habilitações:
O acesso aos cursos de mestrado de Educação, obrigatórios para ingresso na profissão (Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico; Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico), está sujeito às seguintes condicionantes:
1. É condição geral de ingresso nos ciclos de estudos conducentes ao grau de mestre em cada uma das especialidades dos mestrados supra referidos, o domínio oral e escrito da língua portuguesa e o domínio das regras essenciais da argumentação lógica e crítica. Competirá ao júri avaliar do cumprimento desta condição geral podendo seguir a metodologia que considere mais adequada, de entre provas escritas ou orais,entrevistas ou provas documentais, ou uma combinação destas.
2. É condição específica para o ingresso num ciclo de estudos conducente ao grau de mestre numa das especialidades atrás referidas, ser titular da licenciatura em Educação Básica.


Objetivos:
O Mestrado na especialidade de Educação e Ensino Pré-escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico tem como objetivo fundamental facultar uma formação científica, psicopedagógica e técnica aos futuros docentes, visando a sua intervenção qualificada nos respectivos ciclos.


Perfil de Entrada:
- Alunos do curso de Educação Básica;
- Motivação pela área da Educação;
- Capacidade relacional adequada ao exercício de funções no âmbito da educação de crianças, jovens e adultos;
- Uma formação cultural, pessoal, social e ética compatível com o exercício de funções técnicas no âmbito da educação de crianças, jovens e adultos;
- Domínio da língua portuguesa, falada e escrita, revelando excelentes capacidades de comunicação;
- Capacidade para interagir com o público-alvo;
- Capacidade para trabalhos em equipa;
- Organização de tarefas com diferentes intervenientes e níveis de complexidade.


Metodologias:
As metodologias de avaliação da aprendizagem em cada unidade curricular têm em consideração os seus objectivos e os do curso, as metodologias de ensino e aprendizagem, os conteúdos programáticos e os meios facultados ao aluno.
A avaliação da aprendizagem pode ser contínua ou por exame final.


Perfil de Saída:
- Observar as crianças e identificar as suas características e necessidades e estabelecer com elas uma relação educativa de qualidade, promotora de inclusão, segurança e autonomia;
- Trabalhar em colaboração com outros atores educativos e da comunidade na construção, realização e avaliação do projeto da sua instituição; Capacidade de observar e se integrar em contextos educativos e de refletir criticamente sobre os acontecimentos que neles ocorrem;
- Coopera na construção e avaliação do projeto curricular de escola com os outros docentes;
- Organiza, desenvolve e avalia o processo de ensino
- Realizar atividades educativas promotoras da aprendizagem no âmbito de todos os objetivos curriculares



Saídas Profissionais:
- Educadores de Infância
- Professores do 1º CEB


Empregabilidade: Informação não disponível.

Direção do curso: Filomena Bolota Velho (Telf: 271220135; Ext: 5212;email: filomenavelho@ipg.pt)

       

  Documentação disponível

» Aquisição do grau de mestre pelos licenciados pré-bolonha
» Regulamento dos cursos de Mestrado do IPG



Instituto Politécnico da Guarda
Av. Dr. Francisco Sá Carneiro nº50
6300-559 Guarda
Tel.+351271220100
Fax +351271222690
E-mail: ipg@ipg.pt
web: www.ipg.pt



  Plano Curricular:
O ciclo de estudos está organizado conforme se descreve no seguinte quadro.

UnidadeAnoSemestreECTSGuia da unidade Curricular
Português na Educação Pré-Escolar e no 1º CEB11ºS6 Guia da unidade Curricular
Matemática na Educação Pré Escolar e no 1º CEB11ºS6 Guia da unidade Curricular
Expressões na Educação Pré Escolar e no 1º CEB11ºS6 Guia da unidade Curricular
Estudo do Meio na Educação Pré Escolar e no 1º CEB11ºS6 Guia da unidade Curricular
Didática da Educação Infantil11ºS6 Guia da unidade Curricular
Didática do Português na Educação Pré Escolar e no 1º CEB12ºS6 Guia da unidade Curricular
Didática da Matemática na Educação na Pré Escolar e no 1º CEB12ºS6 Guia da unidade Curricular
Didática das Expressões na Educação Pré Escolar e no 1º CEB12ºS7 Guia da unidade Curricular
Didática do Estudo do Meio na na Educação Pré Escolar e no 1º CEB12ºS7 Guia da unidade Curricular
Recursos Didáticos na Educação Pré-escolar e 1º CEB12ºS4 Guia da unidade Curricular
Prática de Ensino Supervisionada I - Educação Pré-Escolar21º S25 Guia da unidade Curricular
Unidade Curricular de Escolha Pessoal (Opção)21º S3
Necessidades Educativas Especiais21º S2 Guia da unidade Curricular
Prática de Ensino Supervisionada II 1º CEB22º S25 Guia da unidade Curricular
Seminário Interdisciplinar Fundamentos do Relatório22º S3 Guia da unidade Curricular
Investigação em Educação22º S2 Guia da unidade Curricular

Disciplinas de opçãoAnoSemestreECTSGuia da unidade Curricular
Unidade Curricular de Escolha Pessoal: Psicologia da Educação21º S3 Guia da unidade Curricular
Unidade Curricular de Escolha Pessoal: Filosofia da Educação21º S3
Unidade Curricular de Escolha Pessoal: Contextos e Processos Educativos na Educação Pré-escolar e no 1º CEB21º S3 Guia da unidade Curricular

 
ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E DESPORTO || Instituto Politécnico da Guarda || Centro de Informática do IPG